O Programa STEAM Jundiaí visa oferecer um programa de formação de professores para a prática da Aprendizagem em STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) - Aprendizagem por Projetos, Metodologia Científica e de Engenharia e Orientação de Projetos Investigativos realizado por estudantes da rede pública de ensino.

Quem pode participar da formação

  • Professores que lecionam na rede pública de ensino, do 5º ou 9º ano do ensino fundamental, ensino médio ou técnico;
  • Professores da rede Sesi e Senai do 5º ou 9º ano do ensino fundamental, médio e ensino técnico;
  • Professores da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) – constituída pelos municípios de Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira e Várzea Paulista, que se interessam por ciências e que querem contribuir para uma educação empreendedora.
  • Professores que lecionam em qualquer área do conhecimento: linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas.

O programa disponibiliza 100 (cem) vagas.

Conteúdo

A formação para a prática da Educação STEAM é constituída de um curso de 120h, divididos em 6 (seis) módulos semipresenciais consecutivos: com 3h30 de duração cada.

  • Módulo 1 – Aprendizagem por projetos e problemas;
  • Módulo 2 – O protagonismo juvenil e a BNCC;
  • Módulo 3 – Planejamento de uma pesquisa investigativa;
  • Módulo 4 – Segurança e ética na pesquisa;
  • Módulo 5 – Levantamento, análise e registro de um projeto investigativo;
  • Módulo 6 – Comunicação do projeto de pesquisa.

Formação

Contempla uma carga horária total de 120 horas, dividido em 6 módulos online consecutivos. As aulas são gravadas e disponibilizadas para reforço do conteúdo. Detalhes abaixo:

  • seis encontros online síncronos com duração de 3h30 cada via plataforma de videoconferência;
  • reuniões quinzenais de 1h cada para apoio e acompanhamento pelo professor mentor, a distância, via Plataforma educacional Classroom e outra de comunicação;
  • realização de módulos indicados do curso online autoinstrucional na Plataforma APICE (http://apice.febrace.org.br/).

Critérios de certificação

Para obter o certificado da formação na prática da Aprendizagem em STEAM em 2024, o cursista deverá:

  • Realizar em cada curso, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) do total das atividades avaliativas propostas;
  • Ter média de aproveitamento com conceito Satisfatório, no total de atividades avaliativas em cada módulo;

Aproveitamento satisfatório nas atividades avaliativas será atribuído para os cursistas que:

  • Participam de, no mínimo, QUATRO encontros online com contribuição efetiva nas dinâmicas propostas;
  • Apresentam as atividades avaliativas dentro do prazo solicitado.

Os professores receberão certificado de conclusão do curso com carga horária 120 horas.

Cronograma das atividades

O cronograma com datas e horários dos encontros online, por módulo é apresentado na tabela 1 abaixo.

Tabela 1. Cronograma dos encontros

Atividade/mês MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV
Módulo 1 – online – 13h30 às 17h 22
Módulo 2 – online – 13h30 às 17h 05
Módulo 3 – online – 13h30 às 17h 26
Módulo 4 – online – 13h30 às 17h 15
Módulo 5 – online – 13h30 às 17h 19
Módulo 6 – online – 13h30 às 17h 23
Mostra de Ciências – presencial – 13h30 às 17h  26

Mostra de Ciências em STEAM Jundiaí

Uma Mostra de projetos investigativos se realizará ao final do Programa de Formação.

Os professores cursistas que efetivamente finalizarem, com direito a certificação, os módulos do Programa de Formação e, portanto, orientarem projetos investigativos com um grupo de até 3 alunos terão direito, como orientadores ou como coorientadores, a expor UM projeto finalista na Mostra de Ciências STEAM Jundiaí.

Observações

O programa de formação é gratuito, e não será cobrada taxa de inscrição para participação na Mostra de Ciências.

Acesso à plataforma dos encontros online, locomoção e transporte para participar da Mostra de Ciências serão de responsabilidade do professor e/ou alunos em todas as etapas do curso, não cabendo à LSI-TEC ou seus promotores qualquer responsabilidade.

Descrição das atividades de formação

MÓDULO METODOLOGIA 1

Objetivos específicos
  • Compreender e refletir sobre os aspectos fundamentais da abordagem STEAM e sua
    relação com a condução de projetos investigativos na escola;
  • Conhecer e aplicar metodologias ativas para o desenvolvimento de projetos
    investigativos na perspectiva STEAM: PPBL e Design Thinking;
  • Experienciar: levantamento de problemas e formação de grupos;
  • Conhecer sobre a criação de personas e Mapa de Empatia para desenvolvimento de
    soluções;
  • Orientar os alunos a: Observar, identificar e definir problemas; formular hipóteses;
    pesquisar informações sobre um tema e Registrar em Diário de bordo.

MÓDULO METODOLOGIA 2

Objetivos específicos
  • Orientar a criação e desenvolvimento de um plano de pesquisa junto aos alunos;
  • Saber orientar os alunos a: Criar, propor e desenvolver soluções ou formular hipóteses e
    questões problema; ler e interpretar artigos científicos;
  • Desenhar experimentos ou etapas metodológicas;
  • Enfrentar situações-problema: selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e
    informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e apresentar
    soluções para situações-problema.

MÓDULO METODOLOGIA 3

Objetivos específicos
  • Conhecer formas para fomentar o protagonismo juvenil e estender o uso da
    metodologia científica e de engenharia para o contexto das salas de aula na perspectiva
    STEAM, conciliando com o currículo;Serão conduzidas rodas de conversas e atividades práticas, instigando os professores a
    refletir em como fomentar o protagonismo juvenil em meio ao uso de tecnologias
    abertas (hardware e software) e de ferramentas de fabricação digital, como impressoras
    3D , cortadoras a laser e da robótica. Como os alunos podem identificar problemas e
    criar soluções criativas com o uso de recursos abertos?
  • Os professores conhecerão exemplos de software e Hardware abertos, aplicações em
    projetos práticos; o que são ferramentas de fabricação digital; aplicações e projetos
    reais já desenvolvidos em diversos contextos em escolas brasileiras.

MÓDULO METODOLOGIA 4

Objetivos específicos
  • Orientar formas de levantamento de dados de um projeto investigativo;
  • Orientar formas de apresentação dos dados para análise;
  • Saber orientar os alunos a: Desenvolver o pensamento lógico, crítico e analítico;Conduzir experimentos; observar e registrar com rigor; Relacionar, analisar e registrar
    dados e informações; Compreender fenômenos: construir e aplicar conceitos das várias
    áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais.

MÓDULO METODOLOGIA 5

Objetivos específicos
  • Orientar formas de análise de resultados, procedimentos recomendados, ferramentas para
    auxiliar na etapa de análise e como representar e expor os dados analisados;
  • Orientações de como elaborar um relatório ou artigo sobre a pesquisa;
  • Dicas de como elaborar um bom resumo;
  • Saber nortear os alunos a: Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das
    linguagens matemática e científica; Construir argumentação: relacionar informações
    (representadas em diferentes formas) e conhecimentos disponíveis em situações concretas,
    na construção de argumentação consistente; Elaborar propostas: recorrer aos
    conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção na
    realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

MÓDULO METODOLOGIA 6

Objetivos específicos
  • Orientações sobre como produzir um pôster de forma clara e objetiva, descrição de
    estrutura e cuidados importantes quanto a diagramação e linguagem;
  • Orientações e exercícios práticos sobre Apresentação Oral e Corporal, sugestões para
    apresentação oral de pesquisa de forma clara e compreensível, apresentação para públicos
    variados, desde pesquisadores, avaliadores, alunos, professores e jornalistas.